• Inicial
  • /
  • Blog
  • /
  • Crianças: Como prevenir acidentes dentro de casa?
  • Notícia

Crianças: Como prevenir acidentes dentro de casa?

O que você precisa saber para prevenir acidentes dentro de casa: 5 dicas para cada ambiente

Pais e responsáveis muito comumente acreditam que o lar é o lugar mais seguro para crianças, mas podem acontecer muitos acidentes dentro de casa. Pensando a respeito disso, o que pode ser feito para evitar que as crianças sofram acidentes dentro de casa?

No banheiro, é interessante lacrar a tampa da privada com um dispositivo de segurança. Caso isso não seja possível, o ideal é que a porta esteja sempre trancada. Também devem estar trancados os medicamentos e cosméticos, para que não haja risco de intoxicação. Outro momento que, muitas vezes, nos faz relaxar e nos distrairmos é o banho. Sempre confira a temperatura da água para evitar queimaduras. Lembre-se que a temperatura que é confortável para nós pode estar exagerada para as crianças. Também é importante que o piso não seja escorregadio ou que sejam usados tapetes antiderrapantes.

A cozinha é um dos lugares que mais possibilitam acidentes dentro de casa. Você deve sempre se certificar de que os cabos das panelas estejam virados para a parede ou para dentro, para não serem alcançados e puxados. Também deve evitar usar toalhas de mesa compridas, o que impede que as crianças puxem. Sacos plásticos, fósforos, isqueiros, álcool, objetos de vidro e facas também devem ser mantidos longe do alcance das crianças.  Também é necessário que produtos de limpeza e objetos pequenos que possam ser engolidos sejam armazenados fora do alcance.

Na sala, devem ser evitados pisos escorregadios e tapetes que podem se mover e causar quedas. É importante, ainda, certificar-se de que não há objetos pequenos no chão que possam ir à boca. Se houver escadas, coloque portões de segurança no topo e na base. Também é necessário isolar acessos às janelas, sacadas e mezaninos, colocando grades ou redes de proteção. Cortinas ou persianas com cordas podem oferecer risco de estrangulamento, por isso, esteja sempre atento. Coloque as cordas amarradas em uma altura que impossibilite que sejam alcançadas.

Gostou das dicas? A próxima postagem será sobre a segurança no quartinho da criança. Acompanhe o nosso blog e confira!

Fonte: CriançaSegura.org

Ferramenta: POW Sites